VETORES

GRANDEZA ESCALAR E VETORIAL

  • Grandeza Escalar: é aquela que fica perfeitamente definida quando conhecemos o seu valor numérico e a sua unidade de medida. Ex.: massa, tempo, comprimento, energia, etc.

  • Grandeza Vetorial: é aquela que fica perfeitamente definida, quando conhecemos além do valor numérico e da unidade de medida a direção e o sentido. Ex: velocidade, aceleração, força, etc.

VETOR 

Um vetor é um ente matemático representado por um segmento de reta orientado. Um vetor se caracteriza por ter módulo, direção e sentido.

VETORES IGUAIS

Duas grandezas vetoriais são iguais quando apresentam o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.

VETORES OPOSTOS

Duas grandezas vetoriais são opostas quando apresentam o mesmo módulo, a mesma direção, mas sentidos contrários.

Exercícios

1. (Pucrj 2010) Um pequeno avião acelera, logo após a sua decolagem, em linha reta, formando um ângulo de 45o com o plano horizontal.
Sabendo que a componente horizontal de sua aceleração é de 6,0 m/s², calcule a componente vertical da mesma.

(Considere g = 10 m/s²)
a) 6,0 m/s²
b) 4,0 m/s²
c) 16,0 m/s²
d) 12,0 m/s²
e) 3,0 m/s²

2. (Eear 2019) Dois vetores V1 e V2 formam entre si um ângulo Θ e possuem módulos iguais a 5 unidades e 12 unidades, respectivamente. Se a resultante entre eles tem módulo igual a 13 unidades, podemos afirmar corretamente que o ângulo Θ entre os vetores V1 e V2 vale:
a) 0°
b) 45°
c) 90°
d) 180°

3. (Eear 2018) A adição de dois vetores de mesma direção e mesmo sentido resulta num vetor cujo módulo vale 8. Quando estes vetores são colocados perpendicularmente, entre si, o módulo do vetor resultante vale 4√2. Portanto, os valores dos módulos destes vetores são
a) 1 e 7
b) 2 e 6
c) 3 e 5
d) 4 e 4

4. (Eear 2017) Sobre uma mesa sem atrito, um objeto sofre a ação de duas forças F1 = 9N e F2 = 15 N, que estão dispostas de modo a formar entre si um ângulo de 120°. A intensidade da força resultante, em newtons, será de
a) 3√24
b) 3√19
c) √306
d) √24

5. (G1 1996) A figura a seguir mostra as forças que atuam num aeromodelo. Qual é a intensidade, direção e sentido da resultante dessas forças?

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